terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os preparativos do seu casamento: DEFINA O TIPO DE RECEPÇÃO E RESERVE O LOCAL



Quando você vai definir o tipo de recepção tem que levar em conta a identidade do casal,  ela que vai sobressair, nela que os convidados vão lembrar quando adentrarem no local da cerimônia, tudo deve lembrar vocês, não se deixem ser influenciados pelo meio, nada pior do que se sentir fora do ambiente no seu próprio  casamento, daí pensar num todo, da escolha do cardápio até as músicas que serão tocadas.
Depois disso, como já falamos aqui, é importante definir, primeiramente o seu orçamento,  é em torno dele que você vai organizar seu casamento e consequentemente definir a lista de convidados, o tipo de cardápio,  o local enfim, com a ajuda da santa assessoria é  possível ter uma recepção  agradável sem precisar gastar mais do que se pode, só não pode deixar passar em branco afinal, desde a antiguidade o casamento é  comemorado com uma cerimônia.

Segue algumas dicas para definir o local ideal:



  • O lugar precisa ser adequado ao número de convidados, nem maior para não dá  sensação de vazio e fazer você gastar mais com decoração  para encher o ambiente, nem menor, nada mais desagradável do que convidados em pé,  não é mesmo minha gente?
  • Localização: gente falei aqui que a cerimônia tem que ter a cara dos noivos mas, pensem também nos convidados, as vezes nem todo mundo tem automóvel para locomover-se e a noiva quer por que quer casar naquela igrejinha lá no morro e fazer  recepção naquele badalado salão  na cidade, daí duas alternativas, ou disponibilize vans no local da cerimônia para fazer esse traslado cerimônia - recepção - cerimônia ou escolha locais próximos ou de fácil acesso ou mesmo, mais prático ainda e mais econômico para os noivos, faça a cerimônia no mesmo local da recepção,  neste ultimo caso, atenção  noivas manauras,  se você é católica,  saiba que o Bispo proibiu cerimônias fora da Igreja, restando apenas a opção da celebração  pelo juiz de paz em diligência. 
  • Estacionamento:  verifique se o local possui estacionamento, aqui em Manaus sofremos muito com isso, vários salões e Igrejas desprovidas de estacionamento, nossa dica é  observar nesse caso, se o local é  seguro se for a noite, verificar se há um estacionamento rotativo próximo e indicar no convite, nesse caso fica a seu critério pagar ou deixar que os convidados paguem pelo serviço,  claro que será muito mais gentil vocês assumirem essa conta.
  • Verifique se a estrutura oferece serviço de buffet ou instalações para o profissional que você vai contratar, detalhe, antes de contratar atente com o salão se existem serviços obrigatórios na contratação,  tipo buffet, decoração e afins e que não permite que você leve seus profissionais de fora. (APESAR DE QUE, qualquer contratação que obrigue na contratação de outro serviço com o mesmo fornecedor, É VENDA CASADA e É ILEGAL....PESQUISEM A RESPEITO)
  • Ventilação : verifique se o local tem ar condicionado, faça uma visita no horário da festa para saber se dão conta, se não será necessário ventiladores de apoio, se for aberto, é ventilado? Nossa dica é sempre fazer uma pesquisa de campo, faça uma visita ao local no horário definido para o seu casamento, ainda para locais abertos, dependendo do horário,  forneça mimos para seus convidados ficarem mais a vontade, leques para as mulheres e chapéu Panamá para os homens são sempre bem vindos.
  • Acessibilidade: o assunto mais comentado do momento e os anfitriões devem sempre pensar no bem estar dos seus convidados, se tiver convidados com deficiência física,  observe as questões de acessibilidade no local.
  • Musica: verifique se há casas em volta, dependendo da localização existem salões que tem limite de altura do som, nada mais chato do que no melhor da festa ficar ouvindo o responsável do salão pedir para baixar o som né? 
  • Por fim e não menos importante, MUITO PELO CONTRÁRIO,  verifique se o local dispõe de GERADORES, para não deixar vocês na mão  na hora H, já pensou chegar da cerimônia e o local estar às escuras,  isso infelizmente a assessora ainda não consegue resolver haha. 
DEFININDO O TIPO DE RECEPÇÃO :

Vamos começar do mais simples para o mais glamuroso:

  • Petit comite: mais intimista, esse tipo de recepção é  para uma celebração para amigos selecionados a dedo, o termo vem do francês petit,  que significa "pequeno" e comitê que quer dizer "grupo", eu particularmente acho uma delícia esse tipo de recepção,  prático,  econômico e o melhor de tudo, ali só terão pessoas que você quer bem e lhe querem muito bem. Você pode receber em casa, ah não sei nem montar uma mesa, hoje em dia você conta com serviços de mesa feita ou mesa posta ou mesmo receber bem, onde a empresa leva toda a decoração e monta a mesa com as suas louças ou ainda, você pode alugar um espaço reservado num restaurante ou bistro,  aqui em Manaus, posso citar o Mon Plaisir, Village Casa de Comidas,  Crepe Bistro, Chez Martina Bistro, Bessa,  Sabor a Mi, Saladelice, Barollo e outros, esses são são os nossos queridinhos. Agora, reunião com poucas pessoas merece uma atenção dobrada aos convidados, pesquise o que as pessoas gostam antes de começar os preparativos, isso vale para a escolha dos pratos, decoração e a música que irá tocar, agora esse tipo de recepção  em até 30 pessoas no máximo,  depois disso já passa a ser coquetel.
  • Bolo e champanhe: uma opção elegante e menos custosa, cabe bem em qualquer horário de casamento, tem duração de até 3 horas no máximo, tente realiza-lo no mesmo local da cerimônia religiosa, nesse caso é  só informar no convite que "Após a cerimônia os noivos receberão os cumprimentos no mesmo local". Quanto ao cardápio,  o bolo e a mesa de doces são o ponto alto dessa recepção, os bem casados como lembrança,  não podem faltar; para beber, champanhe e outras bebidas destiladas, cerveja pra quem não gosta de bebida destilada, refrigerante, sucos e água.  Negocie com a orquestra  contratada para a cerimônia,  tocar na recepção  também,  acho um mimo colocar uma mesa de licor e café para finalizar.
  • Brunch: antes de mais nada, o brunch  é  uma refeição de origem norte americana que combina o café da manhã "breakfast " com o almoço  "lunch", daí o brunch,  entenderam?! Haha Qual horario coloco no convite? Entre 11:00 e 12:00, para a citacao no convite, como trata-se ainda, de uma recepção  informal, sugerimos "fulano e fulana ficarão felizes em receber seu abraço,  num brunch após a cerimonia", se a  cerimônia for realizada no mesmo espaço,  é indicado servir alguma bebida não alcoólica antes da cerimônia,  hoje em dia, costumamos vê aquelas ilhas com águas sabor iradas né,  depois da cerimônia é  um mimo servir drink de boas vindas, como o brunch é  um mix de café com almoço,  para o cardápio,  não pode faltar frutas, pães,  tábuas de frios, Comidinhas servidas em mini louças mas, nada que faça uso de facas, adoro essas estacoes novas de modinha haha, como as estações de omeletes, estações de saladas verdes; não se preocupe em que horas deve servir o que, se for receber em casa, monte uma mesa com o cardápio e os convidados ficam a vontade para se servirem, do que quiserem, no momento em que quiserem, ao longo do evento. Duração?  Até 3 horas no máximo mas, esse tipo de evento tem peladinha,  por acontecer de manhã e se tiverem convidados animados, podem esperar que a festa vai entrar noite adentro então,  se preocupe em fazer uma ilha com caldinhos na madrugada. 
  • Coquetel: indicado para eventos entre 15:00 e 18:00, e se tipo de evento também é  informal,  assim como o brunch, é  servido em ilhas espalhadas pelo salão, nada que necessite o uso de facas e portanto de mesas postas, opte por mesas para quem tem mais idade e use e a abuse de lounge.  Para o cardápio, em geral são servidos de 12 a 15 tipos de canapés,  se fizer questão do bom e velho salgadinho, opte por volantes, pode até incluir um ou dois pratos quentes, dependendo da quantidade de convidados.
  • Jantar: é  a opção preferida é mais habitual da maioria das pessoas, só que mais cara também,  verifique se o local tem mesas suficientes para acomodar todos os convidados, o cardápio é  completo com entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas, pode ser servido a francesa (convidados são servidos na mesa) e à  americana (convidados seguem até o bufe e são servidos por garcons).
Bom, é isso minha gente, pode ter ficado meio enfadonho mas, gosto de deixar tudo completinho e quando começo a escrever sou a empolgação em pessoa haha Se eu esqueci alguma coisa, avisa! Beijos meninas boa semana :****

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