sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A noiva responde: Casamento sem festa




O post de hoje vai para uma leitora, que deixou um comentário no post Convites: Dicas e regras de etiqueta para convidados, leia aqui! E que ao invés de responder apenas nos comentários, resolvi compartilhar a resposta com vocês noivinhas.

"Gostei muito do que li e acho que você pode nos ajudar, vamos casar na igreja, porem como acabei de perder o meu pai, não temos nenhum clima para festa, após o casamento vamos oferecer um jantar somente para nossa familia (algo bem reservado) como devo informar no convite, ou não devo, basta escrever no convite que os noivos receberão os cumprimentos na igreja? Outra pergunta, posso no final do culto ao receber os cumprimentos, entregar o bem casado, ou a lembrança?? Aguardo seu retorno ansiosa, desde já agradeço. (...)"

Consultando o manual de etiqueta sobre esse assunto, no caso de falta de dinheiro ou nesse motivo mais particular, sobre o luto, não é deselegante de forma alguma não realizar uma recepção para os convidados após a cerimônia, se seus convidados realmente se importam com você, irão entender que o mais importante é oficializar sua união e que haverão muitas oportunidades para comemorá-la depois.

Agora, quando os noivos deixam de oferecer uma festa ou mesmo uma pequena recepção e colocam lista de presente junto ao convite ou mesmo esbanjam  numa Lua de Mel em alto estilo e postam isso nas redes sociais, fica muito deselegante, dar a entender que eles não fizeram festa porque acham que é desperdício gastar dinheiro com os amigos.

Seguem ainda algumas considerações finais quando os noivos decidirem fazer somente a cerimônia de casamento:


  • Convite: No convite, após o endereço do local da cerimônia, é de bom tom, avisar que "onde receberão os cumprimentos", assim fica entendido que não haverá recepção. No caso da nossa leitora que pensa em fazer um jantar somente para os familiares, sugiro avisar com antecedência, já que no convite só constará o local da cerimônia E também, pedir para que não comentem com os demais convidados da cerimônia, para evitar constrangimentos;
  • Lista de presentes: nesse caso, acho que anexar lista de presentes fica deselegante, muitos convidados podem entender como abuso pedir presente sem oferecer uma festa, pense que seus convidados já irão ter despesa com transporte, roupa, salão. O correto seria fazer a lista de presentes na loja  sem mencioná-la no convite e avisar verbalmente caso algum convidado pergunte ou mesmo seus padrinhos.
  • Lembrancinhas: o simples fato de ser lembrado para participar desse momento único em suas vidas, já é um grande presente ainda receber uma lembrança pela presença seria eterno logo, já que não haverá festa, seria de bom tom não esquecer de agradecer a presença com uma lembrança. Em caso de lembrancinhas comestíveis, a etiqueta diz que estas devem ser distribuídas para todos os convidados incluindo as crianças SE,  a grana estiver curta, distribua na mesma quantidade de convites distribuídos, caso seja uma lembrança decorativa, pode ser oferecido apenas para as convidadas mulheres. As lembrancinhas podem ser distribuídas na saída da igreja pela daminha de honra, pelas madrinhas ou pelas mães dos noivos.


Há ainda muitos casais que preferem pagar uma lua de mel no lugar de uma festa que acabará num único dia, outros preferem mobiliar a casa nova e outros ainda, simplesmente se dão conta de que não querem dívidas com parcelas a perder de vista ainda no início da vida a dois. A grande questão é pesar os prós e contras de um casamento sem festa. Muita gente vai reclamar e perguntar porquê, outros sequer aparecerão, e é aí que você pode saber quem é amigo de verdade. Nesse caso as dicas são as mesmas, como eu falei é só pesar os prós e os contras, espero ter ajudado à noivinha leitora aflita e a muitas outras noivinhas que estão passando por situação parecida.

Beijos Mil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário