terça-feira, 2 de agosto de 2011

Convites: Dicas e regras de etiqueta para Convidados



Se você foi convidada para uma festa de casamento, há algumas observações que precisam ser vistas para não cometer nenhuma gafe.



Recebendo o convite
Os convites de casamento usualmente – dependendo da formalidade – incluem um número de telefone para o RSVP, já falei sobre isso aqui,  se pretende comparecer ao casamento confirme sua presença pelo telefone; se não puder comparecer ao casamento também deve de informar aos noivos o mais rápido possível para que eles não contem consigo nos seus planos. Se o convite de casamento não incluir o RSVP, é de bom tom, confirmar sua presença ou não, diretamente aos ou pais dos noivos, dependendo de quem você tem maior intimidade. Se você não confirmar e aparecer na última hora, certamente causará algum transtorno aos organizadores.

Seja respeitador
Se o convite apenas menciona o seu nome, então não vá perguntar se pode levar o amigo ou um familiar. Se o convite diz “Sr. Aldo Silva e família”, então significa que o Sr. Aldo Silva e toda a família que viva na mesma casa estão convidados. O convite pode também mencionar “Srta. Alessandra Smith e convidado” o que significa que a Srta. Alessandra Smith poderá levar consigo um convidado à sua escolha. Um convite seja ele qual for - incluindo o de casamento - não é um convite que deva ser discutido; o convite menciona o nome das pessoas convidadas e não de mais ninguém.
Quanto a casais com filho, não assuma que pode levar o seu bebé, pois alguns casamentos são apenas destinados a convidados adultos, portanto sempre siga o número de senhas enviado.
Outro ponto muito importanteNão pergunte aos seus amigos comuns se também receberam um convite, poderá estar a ferir suscetibilidades. Por vezes, os noivos têm de cortar na lista de convidados, e é de muito mau-tom estar a apontar a outros o fato de não terem sido convidados. Por outro lado, poderão apenas ainda não ter recebido o convite.

O presente
Se foi convidado para um casamento, então enviar um presente aos noivos é um dado adquirido. Quer compareça, ou não, ao casamento, deverá enviar um presente de casamento, e isto não é discutível! Normalmente, o local com a lista de presentes vem em um cartão adicional ao convite. Caso haja lista, seja consciente de que tudo que há na lista, os noivos realmente precisam, uma vez que ela é elaborada pelos próprios logo, caso resolva escolher outro presente que não está na lista ou mesmo em outro lugar, você vai correr o risco de não ser do agrado dos noivos. Agora, caso nãp haja lista, use o bom senso e não esqueça de enviar juntamente com o presente, um cartão de felicitações.
Quanto a entrega, usualmente as empresas contam com o serviço de entrega, caso a loja onde os noivos fizeram a lista, não se encarregue disto, o presente deve ser entregue em um dos endereços dos pais dos noivos, que aparece no convite. Nunca leve-o com você para a festa, a não ser que seja um convidado de fora do domicílio dos noivos ou que, por algum motivo, não pode entregar o presente com antecedência, leve-o com você no carro e, somente na recepção, entregue para quem está organizando o evento.

Comportamento
Se o convite menciona 15:30 então deve de estar presente às 15:30 e nem mais, nem menos. Chegar atrasado a uma cerimónia não é um ato simpático. Vista-se de acordo com o momento, se não sabe o que usar no casamento, e o convite não o mencionar, então ligue para os noivos e pergunte qual o traje apropriado. Usualmente é uma boa ideia guiar-se pelo horário da cerimónia, o qual deve aparecer no convite.
Não exagere na bebida, para não fazer nada do que possa se arrepender depois. Lembre-se que tudo ficará registrado em vídeo.
Em geral, as lembrancinhas são contadas e é muito deselegante pedir para levar mais de uma, o mesmo serve para o bolo e docinhos, isso é regra de etiqueta mas, vale lembrar.
E o mais importante de todos: por mais que você seja amiga(o) íntima(o) dos noivos não insistam em querer atenção, afinal o dia é deles e a atenção deles deve ser dividida com todos os convidados igualmente.

Um comentário:

  1. Gostei muito do que li e acho que você pode nos ajudar, vamos casar na igreja, porem como acabei de perder o meu pai, não temos nenhum clima para festa, após o casamento vamos oferecer um jantar somente para nossa familia (algo bem reservado) como devo informar no convite, ou não devo, basta escrever no convite que os noivos receberão os cumprimentos na igreja?
    Outra pergunta, posso no final do culto ao receber os cumprimentos, entregar o bem casado, ou a lembrança??
    Aguardo seu retorno ansiosa, desde já agradeço.
    Ane

    ResponderExcluir