segunda-feira, 25 de julho de 2011

A arte da caligrafia: Matéria do Jornal Acrítica deste Domingo



Oioioi noivinhas,
      vendo o jornal de Domingo (24.07.11), me deparei com uma matéria muito interessante do caderno Vida&Estilo do Jornal Acrítica, de Manaus,  e para quem não viu, eis que comentarei um release do mesmo.
      A caligrafia foi uma das primeiras formas de comunicação do homem, A data de sua descoberta divide a história da civilização em antes e depois da escrita. Elegante e fina, a caligrafia é o charme dos convites e imprime a pompa das comemorações.

      A matéria inicia contanto sobre a resistência dessa arte nos dias atuais, um vez que a tecnologia vem tomando o espaço de muitos profissionais hoje em dia, e nesse ramo da caligrafia, já existem máquinas de impressão de etiquetas que fazem com que as pessoas cada vez menos confeccionem documentos manuscritos. Eu mesma, tenho que confessar que para poupar uma graninha, acertei com a minha designer para ter o nome dos convidados impressos em tags para acompanhar os convites mas, é claro que não transmite toda a pompa do evento que só o manuscrito de um calígrafo passa. A boa etiqueta mesmo, recomenda que o endereçamento dos convites seja caligrafado.
      Algumas regras a mais da etiqueta para o uso da caligrafia em convites:

  • Paras casais: se for convidar somente o casal, usa-se, por exemplo: Srs. André e Jussara Gonçalves (ATENÇÃO, o nome do homem vem sempre por primeiro, mesmo que no seu caso, o amigo íntimo seja a esposa);
  • No caso de casais informais: que apenas moram junto ou mesmo, são casados mas não tem o mesmo sobrenome, usa-se, por exemplo: Sr. André Goncalves e Sra. Jéssica Souza;
  • Para a família: convidando o casal e filhos, usa-se, por exemplo: Sr. André Gonçalves e família;
  • Para convidado solteiro: somente ele é convidado, se tiver namorada, não basta colocar uma senha extra no convite dele, é de bom tom, que se faça um convite separado para ela.
      E aqui vai o contato de alguns calígrafos em nossa cidade:


NÍVIA MENDONÇA
8121-3009 / 3304-8084


RENATO VIEIRA
9172-8292



Nenhum comentário:

Postar um comentário