terça-feira, 29 de março de 2011

Nossa playlist



Não sei se é coisa de libriana, porque não sou muito ligada a horóscopo mas, se tem uma coisa que me identifico muito é com a música, algumas letras e melodias sempre estiveram associadas a algum momento da minha vida, e em meu casamento não poderia ser diferente mas, também vou te falar, na hora de sentar com a cerimonialista pra definir as músicas para o cerimonial, ô dúvida cruel hein?! Pra ajudar as noivinhas de plantão, segue a nossa playlist.

Vamos lá então.
Em geral, são tocadas de oito a doze músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento. Aqui, coloquei um roteiro mas, no nosso cerimonial, entrou primeiro o noivo, logo em seguida o cortejo dos pais e padrinhos. 

1 – Entrada do Noivo: I`m yours

Para este momento sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.

2 – Entrada dos pais sem função (Mãe da noiva e pai do noivo): Aqui usamos a mesma música da entrada do noivo, já que o cortejo foi pequenininho.

O pai da noiva a acompanhará na entrada, assim como acontecerá com a mãe do noivo. Então, os pais que não cumprem nenhuma dessas funções podem dispor de um momento para sua entrada, logo após os padrinhos e antes dos noivos. Nesse momento, a escolha ideal está em algo mais romântico e/ou emocionante, também seguido a regra das entradas no noivo e dos padrinhos, sem causar impacto, guardando esse momento para a noiva.


3 – Entrada dos Padrinhos:  Canção da América

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes e músicas clássicas a músicas populares ou outros estilos. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais.

4 – Entrada das floristas (opcional): Sugar Sugar


Algumas noivas gostam de colocar damas e pajens para entrar na igreja antes de sua introdução, com a função de espalhar pétalas de rosas no corredor de entrada. Para esse momento, já que será seguido pela entrada da noiva, o ideal é uma música instrumental suave.

5 – Entrada da Noiva: Just the way you are

Agora é hora de caprichar na trilha sonora! A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. Grande parte das cerimônias atualmente tem seguido um padrão diferente, executando um pequeno trecho da marcha nupcial, com as portas da igreja fechadas, e assim que abrem-se, inicia a trilha sonora com alguma música da escolha da noiva e de grande significado para ela.


6 – Pajens trazendo alianças: When you believe

Estes podem entrar em dois momentos distintos, ou no início da cerimônia, logo após a noiva ou durante a cerimônia, pouco antes da benção das alianças. No meu casamento, quem entrou foi minha filha Lissa, também um pouco antes da benção das alianças, a princípio, pensei na música My girl mas, o maestro Timóteo, da Musical Sete, que tocou na nossa cerimônia, sugeriu uma música, mais suave e de preferência clássica em função do momento religioso, que é a benção das alianças, então escolhemos esta música que fez parte da trilha sonora do filme Moisés, o Princípe do Egito, e a letra é emocionante, tudo a ver.

 
7 – Benção das Alianças: Sugestão do padre

Para a bênção a sugestão é uma música mais introspectiva, suave, e instrumental, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. O arranjo musical preferencialmente deve ser modulado com violinos (nos teclados). 

8 – Assinaturas, cumprimentos e fotografias: Good Riddance, Cruisin, Let`s stay together

Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (quando se tratam apenas das assinaturas e logo a seguir já vem a saída da igreja). Porém, na nossa região, ocorre após as assinaturas, em grande parte das cerimônias, os cumprimentos dos pais e padrinhos e a sessão de fotografias na igreja, o que sugere o uso de aproximadamente três a quatro músicas. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento, entretanto várias opções de músicas podem ser reservadas.

9 – Saída: I was born to love you

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. É finda a cerimônia, e o critério de escolha da música vai depender da escolha dos noivos, mas atualmente tem se utilizado músicas alegres nesse momento, que retratem a felicidade daquela hora. A princípio queria uma música, que estivesse na mídia, e que quando tocasse na rádio, as pessoas se lembrassem do nosso casamento mas, ouvindo Jurassic Pan, indo do trabalho pra casa, ouvi essa música, a letra é linda e o noivo adora Queen então, música esta mais que escolhida!!!


10 – Chegada na recepção: I gotta felling

É um momento também cheio de alegria e descontração, sugere-se uma música mais alegre e conhecida. Podem haver momentos distintos com duas músicas, uma para a entrada dos pais e em seguida uma para a entrada dos noivos na recepção. Gentem, sem comentários, essa música é show de bola!


11 – Corte do bolo e brinde: I`ve got you under my skin

Geralmente feito após o jantar, sendo que em algumas cerimônias, isso ocorre antes de servir a sobremesa, servindo o bolo como complemento da sobremesa. A música usual é no mesmo estilo que já vem sendo tocada durante o jantar, podendo ser escolhida pelos noivos.


12 – Valsa dos noivos: Can`t get enought of your love baby

A valsa na maioria das vezes marca o início da festa propriamente dita, pois todos os convidados já jantaram, ao som de músicas mais calmas, e esperam para poder também dançar e se divertir junto aos seus anfitriões.

Bom flores, é isso mas, e quanto a vocês? Qual a sua playlist?

Créditos:
Música da Cerimônia: Musical Sete
Música da Recepção: Dj Nazareno Lima e Banda Heroes


Nenhum comentário:

Postar um comentário