quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cerimônia Religiosa e Civil



Oioioi, olha eu aqui de volta, cada dia uma nova postagem...continuando com o tema preparativos, o primeiro ato a fazer, após ter o check list pronto é reservar a data na Igreja portanto, entrem num concenso, e decidam a data o mais breve possível. Eu e o Delsinho, demoramos um pouquinho pra associar a data a algo especial, primeiro pensei no mês de Maio, o já tradicional, mês das noivas, corram desta data heim, além dos agendamentos serem concorridíssimos nesta data, os preços também estarão em alta, já que é um mês bastante procurado, vão por mim, eu pesquisei e como pesquiso viu! Bem, depois pensei no mês das férias do Delson, Dezembro, outro mês concorrido mas, logo logo caiu a ficha e porquê não? Ora, a data seria no dia do nosso aniversário de namoro, olha que meigo, 05 de Março de 2011, dia este em que completaremos 5 anos de felicidade!!! Mas lembranças a parte, após definirem a data do casório, corram para a igreja, acreditem, há igrejas que já tem data reservada para Dezembro de 2011, e eu que pensava ser anciosa demais. 
Vão preparando o bolso quando forem reservar a data, não sei se o procedimento é o mesmo em todas as Instituições, mas na minha paróquia, paga-se uma taxa de R$100,00 para a reserva da data e o valor de um salário mínimo para a celebração da cerimônia, não vou especificar o valor porque todo ano tem reajuste. Ainda vou procurar saber quanto é cobrado para o deslocamento do padre para realizar a cerimônia no local onde será a recepção dos convidados. Se querem saber, pra quem quer economizar, esta é a melhor opção, porque os noivos acabam economizando na decoração.
Quanto aos documentos exigidos na Igreja, são estes:
  • Certidão de batismo;
  • Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-cônjuge;
  • Cópia autenticada da certeira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Protocolo do processo civil;
  • Comprovante de curso dos noivos. Este, realizado na paróquia reservada, geralmente realizada três meses antes da celebração.
Mas, atenção, se a(o) noiva(o) não pertecencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial.
Mais dicas importantes:
  1. Ao escolher a igreja, verifiquem se ela comporta todos os convidados sentados, mas tomem cuidado para não escolher uma muito grande e gastar demais com a decoração;
  2. Algumas igrejas possuem uma lista de profissionais autorizados a prestar serviços no local. Informem-se sobre isso na secretaria da paróquia antes de reservar a data. Em alguns casos, vocês conseguirão negociar e trazer os profissionais que preferem. Em outros, terão que aceitar essa imposição e trabalhar apenas com os prestadores indicados pela igreja. Muitas vezes, vale mais a pena procurar uma outra igreja e ter a liberdade de escolher o fotógrafo, decorador e músico de acordo com a qualidade do trabalho de cada um;
  3. Fiquem atentos em relação às músicas que podem e as que não podem ser tocadas, se há restrições em relação aos equipamentos de filmagem ou outra restrição em relação à decoração, música, fotografia, etc. Anotem tudo e passem as informações para os profissionais contratados.
Gentem, só comentei sobre a cerimônia religiosa católica neh!? Pois é, como sou católica, só procurei informações pertinentes à mim mas, vou procurar saber sobre os procedimentos para a cerimônia em outras religiões e depois eu posto pra vocês mas, caso algum visitante tenha informações a respeito, por favor comentem, isso é muito importante para enriquecer o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário